Como definir o corpo depois dos 30.

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Já se sabe que, com o passar do tempo um combinado de mudanças corporais faz com que fique cada vez mais difícil obter e manter um corpo definido. Como então manter o corpo que queremos ver no espelho? A resposta é simples de dar, mas não de executar.

O metabolismo basal do corpo vai diminuindo, isso significa que, para executarmos atividades normais do dia-a-dia, como andar, escovar os dentes, dormir, o corpo utiliza menos energia, e tem tendência a acumular mais gordura. Por isso, devemos fazer treinos aeróbicos, para “secar” essa gordura acumulada.

Assim como a diminuição da densidade óssea, ocorre também a sarcopenia, que é a perda espontânea de massa muscular (cerca de 5% à 8% a cada década). Para retardar esse processo, ou recuperar a massa muscular perdida, são indicados treinos resistidos, que são treinamentos contra resistência, geralmente realizados com a utilização de pesos, ou seja, a boa e velha musculação.

Alimentação mais regrada é parte chave desse processo. E estamos falando de comida de verdade, frutas, legumes, carnes. Suplementos alimentares encontrados no mercado em geral não trazem os benefícios que prometem em seus rótulos. Mesmo os que funcionam, farão diferença apenas para aqueles atletas de alto rendimento, onde cada 0,5% de mudança já ajuda.

Suplementos hormonais mal indicados também não tem efeito. Se os níveis hormonais são mantidos dentro do padrão normal biológico não fazem diferença no crescimento muscular e passando o nível biológico, podem causar um desbalanceamento no corpo e desencadear alguma doença.

A mensagem que fica é que, para manter um corpo bonito e functional, devemos cuidar dele todos os dias. Não existem atalhos.

Bons treinos

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