Governo Brasileiro aprova vacinação de atletas e pessoas que trabalharão em Tóquio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Foi aprovada a vacinação de todos os atletas, árbitros, técnicos, jornalistas e pessoas que vão trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio esse ano. Cerca de 3 mil pessoas receberão a vacina.

Isso ocorrerá devido a uma doação do Comitê Olímpico Chinês ao Comitê Olímpico Brasileiro. Tanto o COB quanto o CPB já começarm a cadastrar os convocados e a primeira dose de Coronavac, do laboratório Sinovac, deverá ser dada em breve.

Como contrapartida ao SUS, para cada integrante do grupo que vai aos Jogos, dois outros brasileiros na fila também serão imunizados, totalizando 5.600 doses extras doadas para 2.800 pessoas.

Uma legislação já em vigor permite que as empresas privadas adquiram vacinas, mas precisam doar integralmente ao SUS enquanto os grupos prioritários não forem imunizados. Após esse período, poderão adquirir e usar 50% do montante, doando o restante.

“O COB é uma pessoa jurídica e de direito privado e, para ser incluído no plano de imunização como grupo prioritário, deverá ser feito através de uma nota técnica. Uma solução questionável do ponto de vista sanitário e epidemiológico, porque deixa uma sensação de que quem tem mais lobby pode conseguir vacina”, diz o médico e advogado sanitarista Daniel Dourado.

O Brasil já tem 216 atletas convocados para os Jogos Olímpicos e 152 para os Paralímpicos.

O início dos Jogos Olímpicos do Japão está marcado para 23 de julho. A entrada da delegação brasileira na lista de grupos prioritários foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo na última sexta-feira (23).

O governo japonês já declarou que não sera obrigatória a pessoa estar vacinada para entrar no país durante os jogos, contanto que ela tenha um papel nos jogos, mas testes de PCR antes do voo e na chegada são obrigatórios.

Vamos esperar agora para que as vacinações se iniciem e que todos possam viajar seguros.

Você também pode gostar de: