Cardápio em dia, mais tempo para você

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O tempo é um dos nossos bens mais escassos! Quem não gostaria de ter mais um dia na semana? Ou melhor, mais um dia no final de semana? Cumprir todas as tarefas, trabalhar, cozinhar, praticar atividade física, meditar, brincar com os netos, ler um bom livro, descansar e curtir a família são algumas das nossas atividades principais.
Para aumentar o tempo que você merece dedicar para si próprio sugiro uma estratégia que vai otimizar algumas de suas tarefas semanais como saber o que cozinhar para o jantar, montar uma lista de compras, montar a marmita da semana. Essa estratégia é a 6×1. É bastante simples e consiste em 1 único dia de investimento e 6 dias de colheita.
Para começar, escolha 1 dia da semana para investir, de preferência um dia da semana em que você tenha mais tempo livre. Nesse dia de investimento você vai listar e fazer tudo que precisa:

  1. Planeje o cardápio da semana: o que irá consumir no café da manhã, o que irá almoçar e jantar em cada dia e o que irá consumir nos lanches intermediários;
  2. A partir dos alimentos que você já tem na dispensa e baseando-se no seu cardápio semanal faça sua lista de compras (temperos, proteínas, frutas, itens para salada, etc);
  3. Vá à feira/ ao mercado e compre os itens que faltam seguindo à risca sua lista de compras (nada de compras por impulso);
  4. Ordem na cozinha: organize a dispensa e a geladeira guardando os itens perecíveis e os não perecíveis, doando alimentos que não combinam com seu plano alimentar, deixando os itens que vencem primeiro na frente e os que vencem depois mais ao fundo dos armários e prateleiras;
  5. Faça o pré-preparo: higienize frutas, verduras e legumes, já deixe picadas as frutas que não estragam com tanta facilidade, separe as verduras em potes altos e seca as folhas para que durem a semana toda. Nada de preguiça e deixar para outro dia!
  6. Cozinhe arroz e feijão e deixe uma parte separada para o consumo mais imediato. Congele o restante em porções para o dia-a-dia. Deixe uma porção de proteína pronta para consumo imediato e uma outra porção na geladeira marinando (azeite, cebola, alho e ervas de sua prefrência) em um pote fechado – para apenas cozinhar no dia em que será consumida. Dependendo do tipo de carne você também pode congelar.
  7. Porcione um mix de castanhas e frutas secas para cada dia da semana e aproveite para salpicar na sua salada de frutas, no iogurte ou na salada de folhas.
    Com organização e disciplina você consegue seguir seu plano alimentar, economizar nas refeições do delivery e evitar desperdício de alimentos. Faça um teste já nessa semana e veja se essa estratégia te ajuda a manter o cardápio em dia e a otimizar o tempo.

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