Musculação na terceira idade: como retardar a osteoporose e as dores nas articulações.

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Já discutimos aqui as inúmeras vantagens das atividades físicas no processo de envelhecimento saudável, melhorando a postura, flexibilidade e condicionamento cardiorespiratório, previnindo muitas doenças como pressão alta e diabetes.
Mas, você sabia que, a musculação especificamente, além de todos esses benefécios, também ajuda na prevenção da osteoporose e das dores nas articulações como coluna e joelhos?

Pense no seguinte, uma casa tem uma viga de sustentação. Essa viga é formada por um núcleo de ferro e, em volta, concreto. A medida que a casa vai envelhecendo essa viga vai ficando cada vez mais frágil. Você pode conservar o máximo possível o ferro e o concreto, mas todos os materiais tem um tempo de vida útil. O que fazer então para manter a casa de pé? Reforçar a viga com mais concreto!
Nessa analogia o ferro são seus ossos e articulações. Com uma alimentação saudável você pode conservá-los bem, mas seu fêmur não vai aumentar de tamanho, nem você terá mais do que dois joelhos. Em compensação os músculos em volta dos ossos (que tem tendência a diminuir com o tempo) podem ser aumentados com a musculação, deixando a “viga” como um todo mais forte.

E já que estamos fazendo analogias com coisas, pense nas suas artigulações como dobradiças de uma porta. Se você fica sem usar a porta por muito tempo, a dobradiça acaba acumulando sujeira e oxidando, e então a porta emperra.
O mesmo acontece com as nossas articulações. Sem atividade física apropriada temos o acúmulo de algumas substâncias e fica cada vez mais difícil, e dolorido, se movimentar. Infelizmente no caso do nosso corpo os procedimentos cirúrgicos são bem mais complexos do que simplesmente passer um WD-40 nas dobradiças da porta.

Agora, lembre-se, as coisas devem ser feitas aos poucos. Imagine construir um andar a mais na casa de uma vez só. Provavelmente a viga não vai aguentar e vai ruir. A musculação deve ser feita com pesos leves e aumentados de maneira gradual. Tenha o acompanhamento de um especialista, principalmente se você nunca fez nenhuma atividade física.

O nosso corpo funciona exatamente como uma casa, se cuidarmos direito e dermos as manutenções necessárias, podemos aproveitar por muito tempo.

Bons treinos

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