Emagrecer não é só comida!

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Podemos até esquecer, mas nosso corpo é Natureza. Por meio dele enxergamos, ouvimos e degustamos as experiências que a vida nos proporciona. O corpo que habitamos faz parte do planeta: a água que corre nos rios e deságua no mar corresponde a mais de 70% do nosso organismo, o sol que aquece e ilumina nossos dias é o mesmo que bronzeia nossa pele, os minerais que dão firmeza às rochas são os mesmos presentes na estrutura do nosso esqueleto. Da mesma forma que o solo precisa de bactérias para ser fértil precisamos manter um equilíbrio em nosso microbioma para manter nossa imunidade em dia. 

Assim como a Natureza se degrada com a poluição química, nosso corpo também se deteriora ao lidar com conservantes, gorduras hidrogenadas e outros químicos artificiais. Porém, não somos apenas o que comemos, somos compostos por tudo aquilo que entramos em contato ao longo da vida.
A qualidade dos nutrientes que consumimos determina nossa saúde e os demais aspectos da nossa vida terminam de nos definir: somos aquilo que estudamos e lemos, somos as músicas que ouvimos e o que assistimos na televisão. As experiências que vivemos e as pessoas com quem convivemos ajudam a compor nossa estrutura física, mental e emocional. Por isso é fundamental escolhermos com sabedoria nosso estilo de vida, saber escolher o que nos faz bem.
Para solidificar o processo de emagrecimento precisamos por em prática os 7 fundamentos da saúde que a Medicina Natural Preventiva propõem:

  1. Prosperidade nutricional: abastecer nosso corpo com os combustíveis corretos – macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, compostos bioativos) e água.
  2. Atividade física: traz inúmeros benefícios como, por exemplo, o fortalecimento dos ossos e dos sistemas cardiovascular e respiratório, modulação dos hormônios, melhora da cognição cerebral e aumento da força muscular. As microfissuras geradas nas fibras musculares são recuperadas com uma boa alimentação e com descanso.
  3. Repouso: para melhorar nosso sono e dormir mais fácil e mais profundamente é importante realizar um ritual de higienização do sono. Fazem parte desse ritual dormir em um ambiente completamente escuro livre de led de luz dos aparelhos eletrônicos (que podemos cobrir com fita isolante para manter a escuridão do ambiente), evitar telas luminosas por até 2 horas antes de dormir, preferir ler um livro antes de dormir pois o movimento dos olhos e do virar das páginas ajudam a acalmar a mente e manter de 6 a 8 horas de sono.
  4. Cultura: estudar diversos conteúdos e ouvir boa música exercita diferentes regiões do cérebro podendo gerar novas redes neurais.
  5. Contato com a natureza: ar puro, água pura e a luz do sol pacificam a mente e minimizam a ansiedade.
  6. Silêncio: traz discernimento e bem estar. A meditação é essencial para nossa saúde mental. Podemos começar de forma simples, com 1 minuto de silêncio ao acordar, 1 minuto de silêncio antes das principais refeições e 1 minuto logo antes de dormir. Com o tempo e com treino fica cada vez mais fácil nos desligarmos e olharmos para dentro de nós mesmos.
  7. Afeto: toda forma de amor é importante. Toque na pele, abraços que duram mais de 30 segundos, sexo feito com amor, qualidade das amizades e de todo tipo de relacionamento nutrem nossa alma.
    Quando entendemos as causas e os efeitos das nossas escolhas aprendemos como cuidar melhor do nosso corpo. Ao investirmos na saúde colhemos diversos benefícios como imunidade, beleza, conforto, disposição, produtividade, felicidade. Reprograme seus hábitos!

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