Atividade física na pandemia

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Quando ainda não se tem um programa claro de vacinação, quais as opções mais seguras para se manter ativo?

Agora que as regras da quarentena foram afrouxadas na maioria dos estados brasileiros, vários lugares recreativos reabriram e as pessoas começam a retomar as suas vidas antes do Covid. Mas, considerando que o grupo 65+ é o mais afetado pelo virus, sem a vacina continua sendo muito arriscado se expôr.
Neste caso, atividades individuais, ao ar livre, se mostram como uma boa alternativa para aqueles que desejam se movimentar.

A alternativa mais fácil e mais barata é a corrida ou caminhada. Ela segue todos os protocolos sanitários quando feita de maneira correta, geralmente um esporte individual, ou sem muita gente. Prefira lugares próximos a sua casa, planos e que tenham um bom asfalto, para evitar quedas. Os parques também são uma ótima opção.

Andar de bicicleta também é algo viável. Mesmo tendo menos carros na rua agora na quarentena, prefira lugares mais seguros como parques e ciclofaixas. Não se esqueça do capacete e invista em uma boa luva, que ajuda no controle da bike, que não escorrega com o sour da mão.

A Yoga se popularizou muito nos últimos anos e os instrutores até preferem lugares mais calmos e conectados com a natureza, por isso os parques estão sendo muito utilizados para essa modalidade que trabalha força e flexibilidade corporal. As aulas podem ser individuais, ou em grupos pequenos, que respeitem o distanciamento.

Nesta mesma linha, muitos profissionais de educação física estão oferecendo treinamentos funcionais individuais ao ar livre. A vantagem dessa atividade é ter um treino personalizado às suas necessidades e supervisionado por alguém que entende do assunto.

Agora, se o que você busca é algo mais esportivo, o tênis é uma excelente opção. Além de ser um esporte dinâmico que trabalha coordenação e tempo de reação, ainda pode ser praticado individualmente ou em duplas, e o seu adversário está do outro lado da quadra, respeitando os 2 metros de distanciamento do protocolo de segurança sanitária.

Esportes aquáticos também estão liberados, contanto que a ocupação da piscina siga os protocolos e ela seja higienizada da forma correta, por isso, se informe bem sobre as condições das instalações do lugar e, se estiver na praia, aproveite o mar.

O Brasil está entrando no verão, então lembre-se de escolher horários como o começo da manhã, ou o final da tarde, quando a temperature e o sol não estão tão altos. Tente estar acompanhado de alguém da sua família, assim você ganha um parceiro de treino e está acolhido se sentir algum mal-estar (principalmente causado pelo uso da máscara), use protetor solar e hidrate-se. Respeitando os protocolos sanitários de distanciamento social, uso de mascara e higienização dos equipamentos a prática de atividades físicas fica segura e agradável.

Bons treinos

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