BELEZA NA COZINHA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você conhece os nutracêuticos ou nutricosméticos? Eles são aliados da pele, unhas e cabelos. Tem efeitos antioxidantes, portanto previnem e tratam o envelhecimento precoce, reduzem a formação de radicais livres, estimulam a produção de colágeno e melhoram a hidratação. Podem reduzir pigmentação da pele e a acne. Melhoram a tonalidade da pele, reduzem impacto causado pela exposição ao sol e poluição e reduzem a flacidez.
Onde encontramos esses super nutrientes? Na cozinha!
• Frutas frescas, cereais integrais, grãos e vegetais verdes escuros são fonte de silício, que ajuda na regeneração do nosso organismo.
• O óleo de coco pode ser usado de forma externa (para hidratar o cabelo e a pele), mas ao consumir esse óleo (em quantidades adequadas) recebemos gorduras saturas, ácido láurico (ação antibacteriana e antiviral), vitamina E e ácidos graxos essenciais. Ajuda a manter a pele macia e sem rugas.
• As frutas vermelhas fornecem diversos antioxidantes, dentre eles a vitamina C que aumenta a produção de colágeno. Você pode consumi-las puras ou em sucos e vitaminas. Alguns exemplos: morango, goji Berry, blueberry, cranberry, framboesa, açaí, amora, cereja, jabuticaba. Ajudam a reduzir formação de rugas e linhas de expressão, dão mais firmeza à pele e protegem contra os efeitos nocivos do sol e da poluição.
• As castanhas em geral são ricas selênio, ômega 3 e vitamina E. Nutrientes que reduzem os processos inflamatórios e combatem a acne, ajudam a forma colágeno e aceleram a cura de lesões na pele. A ação antioxidante desses nutrientes ajudam no combate ao envelhecimento precoce. Exemplos: amêndoas, macadâmia, nozes, castanha de caju e do Pará, pistache e avelã.
• Sementes são fontes de selênio, magnésio, proteínas e vitamina E. Coloque nas frutas e nas saladas: linhaça, chia, girassol e semente de abóbora. Melhoram a hidratação da pele e reduzem rugas e acne.
• O arroz integral, a quinoa, a aveia, o centeio, o amaranto e a cevada são grãos integrais que fornecem vitaminas, fibras e minerais como o zinco, selênio e magnésio. Ajudam no controle da oleosidade da pele e no funcionamento intestinal, fundamental para um melhor aspecto da pele.
• Alimentos fontes de proteínas de boa qualidade fornecem colágeno e queratina, principais componentes da estrutura do cabelo, pele e unhas. Consuma peixes, leite e seus derivados, leguminosas, carnes brancas e vermelhas e ovos.
• Doces: eles também podem ajudar na saúde estética. Prefira doces a base de frutas, mel e chocolate 70% cacau.
• Os probióticos estimulam o sistema imunológico e são muito importantes para a hidratação da pele.
Por último, mas não menos importante, não se esquece de caprichar na hidratação! Leve uma garrafinha de água com você para todos os lugares.

Você também pode gostar de: