COMO SERÁ O PIB BRASILEIRO DO TERCEIRO TRIMESTRE?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A economia americana cresceu 7,3% no terceiro trimestre, embora não tenha ainda recuperado o nível de crescimento anual de antes da pandemia.

A Europa anunciou hoje um crescimento de 12,7%.

São fortes sinais de recuperação indicando que o lockdown não irá destruir a economia como pregavam alguns arautos de teorias da conspiração.

Só para lembrar, o mesmo fenômeno ocorreu na China.

Pode ocorrer o mesmo no Brasil? Creio que sim. A indústria tem sinalizado aumento do uso da capacidade instalada e muitos setores registram falta de matéria prima decorrente da política de redução de estoque que praticaram. O governo já sinalizou que espera um forte crescimento. 

Adicionalmente, o país registrou um crescimento da geração de emprego com carteira assinada.

Contundo, não se pode esquecer que, além de não terem sido tomadas medidas para estimular a economia, o governo insiste em reduzir o auxílio emergencial.

O Mundo inteiro, em especial a Europa, esqueceu por um momento suas rígidas metas fiscais e criou formas de estimular a retomada da economia até porque a melhor forma de aumentar a arrecadação tributária é exatamente fazer a economia crescer.

No momento, o esforço do governo deveria se concentrar em estimular projetos que possam gerar emprego e renda como a privatização da infraestrutura brasileira que precisa urgentemente ser melhorada para tornar o país mais competitivo.

Você também pode gostar de: