44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, este ano, acontece de 22 de outubro a 4 de novembro, em uma versão prevalentemente on-line e disponível para todo o Brasil, conforme o site:https://44.mostra.org/, que traz as informações e programação sobre os 198 filmes, de 71 países, que serão exibidos.

É claro que, como tudo, a Mostra este ano está um pouco diferente, dois cinemas irão exibir os filmes ao ar livre e eles poderão também ser visualizados por meio de três plataformas exibidoras, acessadas digitalmente, dentre elas, a Mostra Play, criada especificamente para abrigar a Mostra. Segundo o site,os títulos disponibilizados custam R$ 6,00 por visualização.

Acompanho a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo há muito tempo. Acho que a descobri nos tempos de faculdade. Lembro que foi na Mostra que assisti “Asas do Desejo”, de Win Wenders, era a 12ª, e o filme ganhou o prêmio do público.

A Mostra traz filmes que serão, logo mais, lançados nacionalmente, caso de “Asas do Desejo” e “Adeus, Lênin”, na 27ª Mostra (2003).

Mais interessante, entretanto, e isso demorei um pouco para descobrir, são filmes dos mais variados cantos do mundo, muitos dos quais nunca veremos por aqui, como a deliciosa comédia italiana “A Paixão” (“La Passione”, Carlo Mazzacurati, 2010, que nunca vi passar por aqui e também do maravilhoso “Questões Pessoais”, israelense (“Personal Affairs”, Omor Shakhiya, 2016).

Este ano, aqui em casa, meu parceiro de Mostra já escolheu três títulos para assistirmos: “Não Há Mal Algum”, de Sheytan Vojud Nadarad, da Alemanhã, Irã e República Checa, o grego “Winona”, de Alexandros Voulgaris e “Miss Marx”, de Susanna Nicchiarelli, da Bélgica e da Itália. A conferir!

Você também pode gostar de: