ISOLAMENTO SOCIAL & VIRTUODRAMAam

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Que tem o Isolamento Social a ver com o VIRTUODRAMAam? Confesso que hoje me impressionam muito os efeitos que a Pandemia do Covid-19 produziu, na minha vida profissional.

Exatamente: nas coisas do trabalho. Faço Consultoria em Comportamento Humano em Organizações há quarenta e cinco anos! Afirmo isso com muito orgulho e uma ponta de medo que se possa imaginar ter ficado anacrônico aos 77 anos de idade…

Sempre exerci minhas atividades ao vivo e a cores, curtindo muito os palcos de comunicador e salas de treinamento, dirigindo Grupos em Psicodramas Temáticos, Vivências, num contato direto que me ensinou muito e cujo manejo dominava com sólida propriedade técnica.

De repente, da noite para o dia, isso como que acabou. Me vi compulsado ao isolamento social que cumpri com determinação prussiana, por conta de uma onipresente asma alérgica. Minha primeira reação foi me “aposentar” dos embates do cotidiano e passar o resto dos meus dias assistindo filmes na Netflix.

Isso durou pouco tempo. Mobilizado pelo que chamo de “insatisfação inteligente” comecei a estudar conteúdos novos, interessantes, emergentes, que tentavam situar e explicar estes tempos difíceis. Li muito. Dei-me a escrever, também, que nunca é uma atividade fácil para virginianos perfeccionistas.

No meio destas buscas, resolvi aprender mais sobre a utilização dos meus equipamentos de Informática. Uma amiga indicou-me o Kleber de Oliveira, craque no que faz, que sem sair do canto dele ou eu do meu, me ensinou maravilhas, atalhos, usos insuspeitados destas máquinas fantásticas que têm muito mais para oferecer do que pensam os não iniciados!

Hoje faço LIVES, WEBINARS, BANNERS, desenvolvo atividade de COUNSELING à distância para altos Dirigentes e Executivos, LEITURAS DE CIRCUNSTÂNCIA ORGANIZACIONAL remotas que orientam caminhos e retomadas, monto minhas apresentações em Power Point e, vitória das vitórias, aprendi coisas sobre utilização de recursos gráficos e concebi o VIRTUODRAMAam!

Trata-se da articulação prática de recursos psicodramáticos (montagens, dinamizações com figurantes que se deslocam na tela representando a audiência!) em sessões do Zoom, objetivando provocar e mobilizar participantes de atividades virtuais, quebrando o padrão monocórdico de exposições que os deixavam passivos!

Ninguém imagina o prazer de uma descoberta assim! É preciso percorrer o processo criativo e transformador por completo. E ver sua cria dando certo, funcionando, inspirando novas ideias que ajudem pessoas a superar seus desafios cotidianos. Sinto-me renovado profissionalmente, cada dia mais curioso e mobilizado, começando outra vez. Lotei a Agenda de trabalho até 21 de dezembro. Com essa nova plataforma do VIRTUODRAMAam  é possível imaginar a prática da Consultoria Organizacional ainda mais qualificada e eficaz.

Você também pode gostar de: