Os 10 campeonatos mais competitivos do Mundo. 3º lugar: Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O Brasileirão é o único campeonato do Mundo que começa com 12 clubes com condições de disputar o título (este ano 11 face ao rebaixamento do Cruzeiro), entretanto, o equilíbrio se verifica durante todo o torneio e clubes grandes tem sido rebaixados a série B.

Nos últimos 10 anos, 5 clubes conseguiram ser campeões brasileiros, o que demonstra bem o nível de disputa da competição, sendo que apenas o Cruzeiro conseguiu ganhar dois títulos consecutivos. Apesar disso, o Palmeiras é o Decacampeão brasileiro.

Entretanto, exceto em 2018 com o Palmeiras e em 2019 com o Flamengo, o campeonato tem se caracterizado por times de baixo nível técnico com prevalência das retrancas, do jogo de passes laterais e pouca emoção.

Nos últimos anos os clubes brasileiros têm se caracterizado pelo elenco composto de jovens revelações e ex-revelações que não deram certo na Europa e retornaram ao Brasil, bem como pela altíssima rotação do elenco dos times a cada ano pela necessidade de fazer caixa para cobrir suas dívidas. Também neste sentido, Palmeiras e Flamengo vivem em um Oasis.

Isto tem se refletido no público presente nos estádios, que em 2019 alcançou a média de 21.320 torcedores, o que significa menos de 1/3 do que os torcedores que frequentam os estádios de soccer nos Estados Unidos.

Você também pode gostar de: