Overnight oats – a receita queridinha da nutri

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A overnight oats é uma opção saudável para quebrar o jejum e para as refeições intermediárias. Mesmo quem não sabe ou não gosta de cozinhar vai se encantar por essa receita. É uma preparação simples de fazer, leva apenas 3 ingredientes: iogurte natural (integral ou desnatado), aveia em flocos e uma porção fruta.  Porém é bastante completa, nutritiva e eclética.

A receita é rica em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes e promove a saciedade.  A partir dos ingredientes base podemos realizar diversas substituições como trocar o iogurte por leite de vaca ou leite vegetal que pode ser de soja, de coco, de arroz, de castanha, de amêndoas, de inhame e assim contempla pacientes vegetarianos e veganos.

A aveia em flocos pode ser substituída por chia ou linhaça, ou você pode fazer um mix dos 3 alimentos e incluir na receita. A variedade de frutas que podem ser utilizadas é enorme e você pode usar uma única fruta ou misturar as que você gosta mais.

As frutas adoçam a preparação e não é necessário utilizar açúcar ou adoçantes. Mesmo assim, caso sinta necessidade de adoçar, você pode utilizar uma colher de chá de mel, ou 1 colher de sopa de uvas passa  ou damascos secos picados ou ainda 2 tâmaras sem caroço picadas. Para varias as frutas secas também podemos utilizar cranberries.  Uma opção prática para adocicar a overnight oats seria uma boa geléia de frutas.

Outros ingredientes que podem deixar essa preparação ainda mais saborosa e nutritiva são as sementes de abóbora descascadas e as oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas de cajú, castanha do Pará ou pasta de amendoim.  Polvilhar lascas de coco desidratado, ou canela em pó ou nibs de cacau aumenta a quantidade de antioxidantes da receita.

Uma boa dica é montar a preparação um dia antes do consumo, por exemplo, preparar a noite para comer no café da manhã ou lanche da tarde.  A overnight oats tem validade de até dois dias na geladeira o que ajuda no planejamento das refeições e aumenta a praticidade na cozinha.

Ficou com vontade de experimentar? Segue a receita dessa refeição tão especial:

Receita da Overnight Oats

Ingredientes:

1 pote de Iogurte natural integral

1 porção de Fruta como maçã, banana, mamão, kiwi, morango, ou as que preferir

2 colheres de sopa de Aveia  (em inglês , oats)

Modo de preparo:

É legal montar em camadas para ficar com um visual bem colorido e abrir o apetite!

Em um pote de vidro ou de plástico com tampa própria, misture o iogurte e a aveia. Coloque o primeiro nível da mistura de iogurte com aveia no pote. Acrescente o segundo nível de fruta. Coloque mais um nível de iogurte com aveia e finalize com um último nível de fruta. Tampe o pote e deixa na geladeira por pelo menos 4 horas.

Você também pode gostar de: