Os 10 campeonatos mais competitivos do Mundo: 4º lugar) França

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Confesso que foi uma surpresa para mim a posição da França. Com certeza me deixei influenciar pela periódica supremacia de alguns clubes, mas a verdade é que, na última década, 4 clubes foram campeões francês. Também no período de 2008 a 2013, o campeonato foi ganho por 6 equipes diferentes

A História do futebol da terra da Torre Eiffel é marcada por épocas de domínio de alguns clubes.

Na década de 60 e início dos anos 70, um time que hoje é considerado mediano, o Saint Etienne, dominou o cenário futebolístico francês conquistando 8 títulos.

Em seguida o futebol francês foi marcado pelo chamado Escândalo Marselhês, no qual o Olympique de Marseille, que conquistou os títulos de 1988/1989 até 1992/1993 foi acusado de participar de esquema de manipulação de resultados, sendo destituído do título de 1992/1993 e severamente punido.

Com a contratação de Juninho junto ao Vasco da Gama, começou a hegemonia do Lyon que conquistou sete títulos consecutivos de 2001/2002 a 2007/2008. Juninho é reverenciado até hoje pela torcida e assumiu recentemente o cargo de Diretor de Futebol do Clube, que fez excelente campanha na Liga dos Campeões da Europa.

Até 2013, a França viveu um período de equilíbrio no campeonato até que, com a aquisição do PSG por um milionário do Qatar com elevadíssimos investimentos, inclusive com a aquisição de Neymar, vive um período de tranquila supremacia no futebol francês apesar da constante turbulência em seus vestiários recheados de grandes craques.

Você também pode gostar de: