Os 10 campeonatos mais competitivos do Mundo: 5º lugar: Espanha.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Chamada de La liga das estrelas, o campeonato espanhol pode ter muitas estrelas nas quais, aliás, Real Madrid e Barcelona desperdiçam muito dinheiro com contratações equivocadas, mas tem pouca competitividade. Na última década o Barcelona ganhou 7 títulos, o Real Madrid 3 e o Atlético de Madrid 1.

Excetuando esses três times, a qualidade do campeonato é baixíssima, apesar dos esforços da TV brasileira com os direitos de transmissão para demonstrar o contrário, a competitividade é inexistente. Os jogos do Campeonato são quase jogos treinos para Barcelona e Real Madrid que costumam ganhar os campeonatos com muitos pontos de vantagem sobre os demais.

A História do Real Madrid, aliás, revela um crescimento fenomenal sob a ditadura de Franco exatamente para rivalizar com o povo catalão que nunca aceitou o ditador. Assim, por exemplo, a contratação de Di Stefano, que estava apalavrado com o Barcelona, e a construção do Estádio Santiago Bernabeu foram bancados pelo governo espanhol e, nesta época, era muito comum o clube branco de Madrid oferecer presentes às esposas dos árbitros para ser favorecido em suas partidas. Os fatos estão narrados no documentário “Madrid real – a lenda negra da gloria branca”.

No início dos anos 2000, afogado em dívidas, o Real Madrid recebeu novamente a ajuda das autoridades espanholas que adquiriram o seu Centro de Treinamento, então chamado Ciudad Desportiva.

Nada indica que a competividade do campeonato espanhol irá aumentar nos próximos anos, apesar do esforço que está sendo feito pela Federação espanhola para um maior equilíbrio financeiro entre os clubes.

Você também pode gostar de: