Uma pequena história de um blog

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O nosso blog fez um ano de idade no dia 19 de setembro de 2020. 

Ele nasceu na minha cabeça que estava com vontade de tornar útil a velhice, manter-me em atividade e divulgar aquilo que aprendi para cuidar-me após os meus 50 anos de vida. Aos 77 anos eu comecei a amadurecer a ideia, defini objetivos e o perfil dos leitores e convidei amigos para ajudarem-me e colaborar comigo. A minha filha também participou da escolha do nome, das primeiras definições e deu muitas sugestões. 

Elaborei 10 textos e os submeti a 10 pessoas amigas, com o perfil dos futuros leitores e da minha faixa etária para julgarem se os textos eram úteis, se eram facilmente compreendidos e tinham uma linguagem adequada e, por fim, se a leitura era agradável. O conteúdo de todas os textos é sempre constituído por informações, fundamentadas cientificamente, que possam auxiliar as pessoas idosas a desenvolver a sua saúde. Eu proponho-me a traduzir o conhecimento científico para que os leigos o possam aplicar e usufruir de seus benefícios. Levei alguns meses nesse treinamento inicial. 

Constatei que há uma carência de iniciativas que pretendam colocar à disposição do público os resultados obtidos pela produção científica. A sociedade precisa ter acesso à ciência que ela financia e o enfermeiro é um profissional preparado para tal.

Percebi que eu tenho facilidade para expressar-me e fazer-me entender, domino bem a língua portuguesa, tenho condições pessoais para ser determinada e manter constante uma atividade iniciada e gosto de estudar, praticar e transmitir o conhecimento obtido. Além dos textos, interessou-me aprender a fotografar e a manipular as fotos para as incluir no blog.

Ainda durante o ano de 2019 procurei aprender sobre a criação e administração de um blog com uma especialista maravilhosa. Portanto, as condições básicas para lançar um blog na internet estavam garantidas. Percebi que aprender dava-me imenso prazer e, que a interação com os amigos, bem como os seus auxílios e sugestões foram imprescindíveis para atingir os meus objetivos. 

Dia 19 de setembro de 2019 era uma quinta feira. Fiz as primeiras postagens. Para as divulgar fiz uma lista de amigos e seus contatos e contei para todos que existia um Blog chamado Muita Idade e Vida Saudável, encontrado no endereço “muitaidade.blogspot.com”. 

Eu estava ciente que o blog era muito primário, utilizava recursos simples e eu não tinha facilidade para usar a tecnologia moderna. Mas, senti-me realizada com essa iniciativa.

Adotei a quinta feira como o dia prioritário para fazer as novas postagens e sistematizei a sua divulgação semanal pelos amigos por meio do WhatsApp e dos endereços eletrônicos. Criei folhetos com um desenho que um amigo me presenteou e passei a distribui-los por vizinhos e pessoas que encontrava.

Após 15 dias de atuação e 3 postagens, estava com 580 visualizações em 4 países, Brasil, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Comecei a receber elogios, comentários interessantes e solicitações de informações. Respondi com o maior carinho a todos; o que continuo fazendo até hoje. 

Quando completou 75 dias de presença e 11 postagens, novembro de 2019, o blog alcançou 2,3 mil visualizações e atingiu 14 países na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. Lembremos que se fala a língua portuguesa em todos os cantos do mundo. É uma das grandes heranças dos descobrimentos portugueses.

No final de janeiro de 2020 e 20 postagens, o blog alcançava 3,2 mil visualizações. Percebemos que o ritmo do crescimento foi diminuindo, como era esperado, porque o público manteve-se constante e deixou de ser novidade. Começou a fase de consolidação e fidelidade do público. Um dos maiores atrativos, segundo os comentários recebidos, foi a confiabilidade, ou seja, a seriedade das informações, a clareza das explicações e a utilidade do conteúdo. Também foi registrado o cuidado dos textos e das fotos. 

Em São Paulo (Brasil), iniciou-se em março a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19. Os folhetos deixaram de divulgar o blog e criei a “ROMA”, uma ajudante virtual, autora de textos diferenciados, notícias, discussão de problemas, reflexões, dicas úteis e outros conteúdos práticos e atuais. Essa criação foi o resultado de um trabalho de uma equipe, várias pessoas me ajudaram. Deu-me a sensação de ter muito apoio, muitos amigos, muito carinho de muitas pessoas. Valeu.

A evolução do blog diminuiu de intensidade e deu-me tempo para pensar em seu futuro e como ampliar o seu alcance. Comecei a sonhar em pedir um patrocínio para ter recursos para traduzir os textos para outras línguas, acrescentar outras formas de apresentação (vídeos, etc.), substituir o blog por um site mais rico em recursos, profissionalizar a divulgação, formar vínculos para trabalhar em grupos com objetivos similares, etc. 

Quero crescer. Surgiu a ideia de montar um livro com o conteúdo do blog. E o trabalho continua.

Agora, setembro de 2020, estamos com 49 postagens, alcançamos 19 países nos 5 continentes do mundo e 5,3 mil visualizações. Estou muito motivada, continuo gostando muito desta atividade e vou continuar a procurar patrocínio, a montar o livro, a escrever os meus textos e a aprender a usar novas tecnologias.  Os meus objetivos continuam a ser atingidos.    

O limite para os nossos sonhos não está na idade. 

Você também pode gostar de: