Os 10 campeonatos mais competitivos do Mundo: 7º lugar) Alemanha

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Talvez muitos fiquem surpresos, considerando o sucesso do futebol alemão em competições internacionais, com a inclusão da Alemanha em sétimo lugar nesta lista, mas a grande verdade é que o futebol alemão é de baixa qualidade.

Confesso que quando comecei esta serie a razão foi a excessiva importância que a mídia esportiva brasileira dava ao poderio do futebol alemão, em especial depois do implacável 7 x1.

Sempre falei que é muito fácil a seleção alemã fazer sucesso em competições internacionais porque a seleção germânica é 8 ou 9 jogadores do Bayern e alguns enxertos. Nada mais que isso!

Por outro lado, os jogos do campeonato são verdadeiros jogos treinos para o Bayern Munchen (e, por via de consequência para a seleção alemã, da qual o clube é a base). O Clube ganhou consecutivamente 8 dos últimos 10 campeonatos disputados,

Isto naturalmente explica o sucesso internacional, pois tanto o clube, como a seleção, estão bem preparados física e tecnicamente.

O campeonato da temporada 2020/2021 começou e o Bayern já aplicou a primeira de suas rotineiras goleadas: 8 x 0 contra o Schalke 04.

A grande surpresa deste ano foi a reação da mídia alemão, extremamente preocupada com a falta de competitividade do campeonato e a perda de interesse junto ao público, corroborando as minhas afirmações de que a competição é o campo de treino do Bayern.

O campeonato tem 18 clubes e Beckenbauer, o grande ídolo do futebol alemão e diretor do Bayern, já sugeriu a sua redução para 14 clubes com o objetivo de estimular o aumento da qualidade.

A supremacia do clube da Baviera é tão gritante que, após a temporada 2002/2003, ajudou o então campeão e seu principal rival Borussia Dortmund a sair da falência concedendo um empréstimo de 2 milhões de Euros e realizando um jogo amistoso com a renda totalmente revertida para o time de Dortmund.

Não tenho dúvida de que um campeonato como o alemão no Brasil morreria rapidamente por falta de público e a sua classificação correta neste ranking fosse 8º lugar (depois de Portugal) porque em terras lusitanas temos uma equilibrada disputa entre dois times: Benfica e Porto, o que não acontece na Alemanha. Porem, não há qualquer dúvida que a qualidade do futebol alemão é muito melhor do que a qualidade do futebol português.

Você também pode gostar de: