Os benefícios da vida real ligados aos exercícios e atividades físicas.

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Por que se manter ativo e em movimento é importante?

O exercício e a atividade física são bons para quase todas as pessoas, incluindo os adultos na melhor idade. Não importa sua saúde e habilidades físicas, você pode ganhar muito se permanecer ativo. Na verdade, estudos mostram que “pegar leve” é arriscado. Frequentemente, a inatividade é mais culpada do que a idade quando os idosos perdem a capacidade de fazer as tarefas diárias. A falta de atividade física também pode levar a mais visitas ao médico, mais hospitalizações e maior uso de medicamentos para uma variedade de doenças.

Antes de passarmos para os benefícios que o exercício e a atividade física geram no nosso dia a dia, é importante esclarecermos qual a diferença entre Exercício Físico e Atividade Física. Atividade Física é qualquer movimento corporal, produzido pelos nossos músculos e que resulte em um aumento do gasto calórico em relação a uma situação de repouso. Por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma caminhada até o ponto de ônibus ou até o supermercado, subir ou descer alguns andares de escada e até mesmo varrer a casa. Em contrapartida, o Exercício Físico é um tipo de atividade física que consiste em movimentos programados, estruturados e sistematicamente reproduzidos, que têm como objetivo melhorar determinada capacidade física.

Agora que já sabemos a diferença entre exercício físico e atividade física, a inclusão de todos os 4 tipos de exercícios (falamos deles no nosso segundo artigo, caso não tenha lido corre lá para saber mais!) pode beneficiar uma ampla variedade de aspectos na sua vida. Por exemplo, ficar ativo pode ajudá-lo:

  1. Manter e melhorar sua força muscular para que possa permanecer independente;
  2. Ter mais energia para fazer as coisas que deseja e reduzir a fadiga;
  3. Melhorar o seu equilíbrio e diminuir o risco de quedas e lesões causadas por quedas;
  4. Gerenciar e prevenir algumas doenças como artrite, doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2, osteoporose e 8 tipos de câncer, incluindo câncer de mama e cólon;
  5. Melhorar a qualidade do sono;
  6. Reduzir os níveis de estresse e ansiedade, especialmente em períodos de quarentena;
  7. Alcançar ou manter um peso saudável e reduzir o risco de ganho excessivo de peso;
  8. Controlar sua pressão arterial;
  9. Possivelmente melhorar ou manter alguns aspectos da função cognitiva, como sua capacidade de alternar rapidamente entre tarefas ou planejar uma atividade;
  10. Animar o seu humor e reduzir a sensação de depressão;

Benefícios a saúde mental gerados pelo exercício

As pesquisas mostram que os exercícios não são bons apenas para a saúde física, mas também para a saúde emocional e mental. Você pode se exercitar com um amigo e obter o benefício adicional de apoio emocional. Então, da próxima vez que você se sentir para baixo, ansioso ou estressado, tente se levantar e começar a se mover!

Tanto o exercício quanto a atividade física podem ajudar a:

  1. Reduzir sentimentos de depressão e estresse, enquanto melhora seu humor e bem-estar emocional geral;
  2. Melhorar a sua disposição;
  3. Melhorar o sono;
  4. Melhorar a capacidade de se sentir no controle de uma situação;

Além disso, o exercício e a atividade física podem melhorar ou manter alguns aspectos da função cognitiva, como sua capacidade de alternar rapidamente entre tarefas, planejar uma atividade e ignorar informações irrelevantes.

Aqui estão algumas ideias de exercícios para ajudá-lo a levantar seu humor:

  1. Caminhar, andar de bicicleta ou dançar: As atividades de resistência aeróbica aumentam a respiração, aceleram os batimentos cardíacos e liberam substâncias químicas no corpo que podem melhorar o humor.
  2. Ioga: Essa prática de mente e corpo geralmente combina posturas físicas, exercícios respiratórios e relaxamento.
  3. Tai Chi: Esta “meditação em movimento” envolve mudar o corpo lenta, suave e precisamente, enquanto respira profundamente.
  4. E o mais importante, atividades que você gosta: Quer seja jardinagem, jogar tênis, chutar uma bola de futebol com seus netos ou qualquer outra coisa, escolha uma atividade que deseja fazer, não uma que você tem que fazer.

E não se esqueça, procure sempre um profissional de Educação Física qualificado para te auxiliar e orientar durante os exercícios!

Nos vemos semana que vem!

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