Os 10 campeonatos mais competitivos do Mundo: 8º lugar) Portugal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A divisão principal do futebol português se chama Liga NOS por razoes de patrocínio, mas esta poderia ser a forma com que os torcedores de Benfica e Porto chamariam o campeonato, tal incrível hegemonia que os dois clubes mantem no futebol de nossa terra mãe. O último título conquistado pelo Sporting ocorreu na temporada 2002/2003.

Não é qualquer surpresa que estes times representem as dois mais importantes cidades portuguesas e não obstante o Benfica lidere com 37 campeonatos no total de títulos contra apenas 29 do Porto, na última década o equilíbrio foi total, 5 títulos para cada equipe, depois uma forte vantagem do Porto na década anterior.

No passado, o Porto já conquistou 6 títulos em Copas europeias e conquistou duas vezes a Taça Intercontinental (que, no Brasil, os sãopaulinos chamam de Campeonato Mundial) e o Benfica conquistou duas vezes o que hoje é a Liga dos Campeoes europeus.

O campeonato tem apenas 18 clubes e talvez não fosse uma má ideia reduzi-lo para 14 ou 16 times para aumentar a qualidade.

Apesar disso, o futebol português tem lições a nos ensinar: Na temporada 39/40, com o objetivo de prejudicar o Porto, um de seus jogos foi anulado, o que tornou o Leixões automaticamente o campeão da temporada, entretanto, para surpresa geral, o Leixões declinou o título:

” O Leixões repudia a benesse. O meu clube não aceita título que não ganhou! O Leixões não quer ser campeão por favor. Não lhe assenta bem um título usurpado a outrem. Acho que foi infeliz a decisão da FPF! O FC Porto não merecia semelhante castigo, apenas para ser beneficiado um terceiro. Afinal, veio parar ao Leixões, que não sente nenhuma honra com o facto”.

— Edmundo Ferreira, presidente do Leixões SC em 1940

Vocês já imaginaram quantos campeonatos paulistas trocariam de mãos se os respectivos Presidentes tivessem a hombridade de não aceitar os títulos decididos pelos juízes e pela Federação Paulista de Futebol?

Você também pode gostar de: