O que é Literatura?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Há algumas semanas escrevo neste espaço e meu recorte, minha editoria chama-se HISTÓRIA DA LITERATURA. Pois bem, percebi que até então, nos artigos anteriores, ofereci aos leitores pedaços do meu eu, minhas preferências literárias, percepções a respeito de livros e autores.

Hoje pretendo falar um pouco sobre a história da literatura em si, assim como alguns conceitos. 

Alguns de vocês já se perguntaram o que é a literatura? Quando um texto pode ser considerado literatura?

Na verdade, não há em várias publicações pesquisadas, uma única e definitiva definição de literatura. Em uma publicação do Portal da Educação, encontrei a seguinte explanação “o conhecimento da linha que demarca o momento em que um ser perde sua identidade e deixa surgir um segundo, dele diverso, é o que possibilitaria definições.”

Seria também, o momento em que colocamos a questão estética, do poético, do belo, no centro da discussão. Está aí mais um entrave, pois bem sabemos, nesta seara entra a questão do gosto, dos usos e costumes e uma série de relativizações.

Em um texto literário é muito importante a participação do outro, do leitor, da sua história de vida, seus conhecimentos prévios, sua capacidade de interpretação e de reconhecimento da intertextualidade. Portanto concluo que a definição é o que menos interessa ao leitor e sim o que se pode extrair, ou usufruir desse puro prazer que é ser apresentado a mundos desconhecidos, ávidos por serem desbravados.

Por definição as espécies literárias são:

Lírico

Épico

Dramático

Lírico (têm esse nome pois na antiguidade, eram recitados ao som da lira) é a Obra centrada no EU, na emoção. São elas: Elegia/Ode/Canção/Écloga/Madrigal/Prosa poética/Outras espécies.

Épico conta com elementos como: narrador, personagens, tempo e espaço. São exemplos: Romance/Conto/Novela/Epopeia.

Dramático são peças teatrais, diálogos, ausência de narrador. São: Tragédia/Comédia/Drama.

Percebam que estamos falando em textos escritos e falados, mas também podemos definir como textos: uma fotografia, uma estátua, uma pintura…

De tão fascinante esta relação entre artes plásticas e literatura, mereceria outro artigo no portal. Acho que já tenho outra inspiração para uma próxima postagem!

Você também pode gostar de: