Os 10 campeonatos mais competitivos do Mundo:10º) Escócia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A secular rivalidade entre Católicos e Protestantes entra em campo. Deus é mais astuto e fica de fora.

Criar uma lista para definir os 10 campeonatos do Mundo não é uma tarefa simples. A Europa com investimentos milionários, beirando o desperdício de dinheiro; o Brasil com seus campeonatos recheados de revelações e ex-revelações que não deram certo na Europa; a Argentina com um campeonato melhor estruturado apenas nos últimos 6 anos e largamente dominado pelo Boca Juniors com 4 títulos; os Estados Unidos em fase de consolidação e estruturado em torno de talentosos veteranos europeus, tudo isso torna difícil a comparação.

Adotei como critério, a maior quantidade de times que conseguiram ser campeões na última década, pois, a mim me parece, este é o melhor sinal de que o campeonato o competitivo. Quando houve empate neste critério, decidi pelo critério da qualidade do futebol apresentado na minha própria opinião.

Nas próximas semanas, irei compartilhar a lista com voces.

Hoje, começo com o 10º lugar, a Escócia. Talvez o único país que possa ter a presença questionada nesta lista, mas com a exclusão da Argentina pelo critério utilizado, a sua inclusão é automática.

O campeonato escocês é baseado na secular rivalidade entre católicos (Celtics) e protestantes (Rangers). o classico entre eles é denominado O Celtics foi fundado pelos Irmãos Maristas em 1887 e o Rangers, mais antigo e fundado em 1872, era o clube dos trabalhadores e seu cordial adversário. O clássico entre eles é ate hoje chamado de Old Firm.

Com a chegada do grande estaleiro Harland and Wolf próximo a a sede dos Rangers, o qual adotou a politica de “católico não precisa se candidatar” para trabalhar na empresa, logo contaminou a torcida e a rivalidade se tornou raivosa. Apenas em 1989 o Rangers teve seu primeiro jogador catolico.

Deus, que é alguém ponderado e seguindo o conselho do lendário Neném Prancha, filosofo do futebol brasileiro, segundo quem “se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminava empatado”,  não quer se envolver no assunto, por isso,  cada equipe ganhou até agora 54 campeonatos. Gregos e Troianos felizes; desculpem, católicos e protestantes.

Porém, a última década é caracterizada pela massacrante liderança do Celtics, que ganhou 9 títulos consecutivos em decorrência da falencia e refundação dos Rangers em 2012.

Uma surpresa, é o país que leva mais torcedores per capital ao estádio, o que demonstra o interesse da terra do whiskey pelo futebol.

Meu coração tem simpatia pelo Celtics pelas suas cores verde e branco.

Você também pode gostar de: