Turismo: uma opção divertida para as cidadãs e cidadãos seniors

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Um estudo com objetivo de trazer uma reflexão a respeito da representatividade do turismo para as pessoas da terceira idade, considerando que esse é um segmento que vem crescendo consideravelmente e que atualmente existe uma conscientização relevante     a respeito da busca pelo envelhecer saudável.

 Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa com um grupo em  viagem com origem em diversos destinos. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista. Nela, idosos apresentaram seus pontos de vista a respeito do que é ofertado a eles dentro do turismo, assim como pontuaram aspectos particulares de suas vidas, elucidando-nos a respeito do que realmente é valioso na atividade turística para eles.

O estudo traz dados estatísticos que demonstram a transformação demográfica ocorrida no Brasil nas últimas décadas, com um crescimento significativo e contínuo da população idosa. São apresentadas as iniciativas do governo para proteção e valorização do idoso, e a importância da contribuição da sociedade nesse contexto.

O turismo surge como uma das atividades de lazer que permite ao idoso permanecer no meio social após a finalização das obrigações com o trabalho, resinificando o tempo livre na descoberta de novas atividades, novos lugares, novas amizades e um novo sentido para vida.

Você também pode gostar de: