4 exercícios para melhorar sua saude mental e habilidade fisica.

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A maioria das pessoas tendem a realizar apenas um tipo de exercício físico e acreditam que estão fazendo o suficiente. As pesquisas mostram que é importante realizar todos os quatro tipos de exercício físico: aeróbico, força, neuromotor (equilíbrio) e flexibilidade. Cada modalidade possui benefícios específicos e juntas elas se complementam, fazendo com que você atinja o seu máximo. Além disso, a variedade vai ajudar a reduzir o tédio e o risco de lesão durante as sessões de treino.

AERÓBICO

Os exercícios aeróbicos, ou também chamados de exercícios de resistência, são aquelas em que aumentam sua respiração e os seus batimentos cardíacos. Esses exercícios auxiliam na manutenção da saúde, melhorando a sua forma física e o seu desempenho para realizar as tarefas do dia-a-dia. Os exercícios aeróbicos melhoram a saúde do coração, dos pulmões e do sistema circulatório. Eles também podem retardar ou prevenir muitas doenças comuns em idosos, como diabetes, câncer de cólon e de mama, doenças cardíacas entre outras. Alguns exemplos de atividades que vão auxiliar na melhora da sua capacidade aeróbica são: caminhada ou corrida, dança, natação, pedalar, subir escadas, jogar tênis, etc.

Lembre-se, uma capacidade aeróbica vai te ajudar a acompanhar os netos durante um passeio no parque ou dançar aquela música favorita durante uma festa de família.

FORÇA

Estar com a força muscular em dia pode fazer uma grande diferença! Músculos fortes ajudam você a se manter independente e tornam as atividades cotidianas mais fáceis, como se levantar de uma cadeira, subir escadas e/ou carregar as sacolas do mercado. Manter os músculos fortes pode ajudar no equilíbrio e prevenir quedas e lesões relacionadas a elas. Você tem menos probabilidade de cair quando os músculos da perna e do quadril estão fortes. Os exercícios de força incluem o levantamento de pesos (a famosa musculação!), podendo ser o próprio peso corporal ou elásticos.

NEUROMOTOR (EQUILÍBRIO)

Os exercícios de equilíbrio ajudam a prevenir quedas, um problema comum com o passar dos anos, que pode ter consequências graves. Muitos exercícios de força para a parte inferior do corpo também melhoram o equilíbrio. Os exercícios para melhorar o equilíbrio incluem o tai chi, uma “meditação em movimento” que envolve mover o corpo lenta, suave e precisamente, enquanto controla a respiração.

FLEXIBILIDADE

Os alongamentos são os exercícios que podem melhorar a sua flexibilidade. Quando se tem uma boa flexibilidade é possível se movimentar com mais liberdade, será mais fácil esticar o braço para amarrar os sapatos ou olhar por cima do ombro ao dar ré no carro e sair da garagem. Além disso, uma boa flexibilidade reduz o índice de lesões durante a realização de outros exercícios físicos.

DICAS IMPORTANTES:

  1. Antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, faça uma avaliação médica;
  2. Procure um Profissional de Educação Física para elaborar os seus treinos;

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